2 comentários em “Porto Alegre – Praça da Harmonia”

  1. MARAVILHA DE FOTO !

    *um registro importantíssimo realizado ANTES DA CONSTRUÇÃO DO CAIS DO PORTO, uma autêntica demonstração de COMO NOSSA CIDADE ERA BELA, e infelizmente foi TOMADA PELA ESPECULAÇÃO E “ESTRELÍSMO” DAS GESTÕES DESASTRADAS que assumiram o governo desta bela capital, onde hoje, se for comparado, NÃO RESTA MAIS NADA DA CIDADE ORIGINAL, somente alguns destroços mal conservados.

    • Meu caro, estás enganado com relação a época desta foto.
      Este registro é bem atual visto que foi sacada a foto da altura de algum dos edifícios do lado impar da Rua dos Andradas (Rua da Praia) e que deve estar na parte frontal do Quartel General da Brigada Militar do RS.
      Sou parte desta rua pois vivi aí a partir de 1951, época em que neste local haviam a Padaria do 3º Exercito pela Rua Gen. Portinho, e nesta mesma rua a Captação de Água do Rio Guaíba. Ao mesmo tempo na parte frontal da Rua dos Andradas, tinham as construções de um Quartel, do DAER, e do DEPREC. além dos trilhos dos trens da RFFSA que por ali circundavam até suas oficinas onde hoje se encontra o Monumento aos Açorianos. Este espaço foi limpo praticamente a partir dos anos 80 para a revitalização da cidade de Porto Alegre. Mas certamente esta foto é praticamente atual. Ah, lembrei, bem no final das instalações do DEPREC, haviam os mecanismos de construção do caís do Porto ali guardados (jogados na verdade), e que serviam para muitas brincadeiras da gurizada que por ali vivia. Perigoso, mas emocionante! 😀

Deixe um comentário